O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no mundo. Somente no Brasil, está instalado em 99% dos smartphones, chegando a 120 milhões de usuários ativos. Afinal, como diz a campanha publicitária da empresa, “Quem nunca resolveu um perrengue pelo WhatsApp?”. Além de ser utilizado pela população para grupos de família e trabalho, passar o tempo antes de dormir ou enviar arquivos para algum contato, também é parte fundamental da estratégia de empresas para facilitar as vendas pelo WhatsApp.
Esse uso do aplicativo como meio de marcação de consulta, envio de catálogo de produto, confirmação de entregas e muitos outros serviços cresceram ainda mais na pandemia causada pelo coronavírus. Nesse período, as empresas que já contavam com uma estratégia digital saíram na frente e conseguiram se reinventar. No entanto, quem ainda não usava as plataformas digitais precisou migrar do físico para digital às pressas e a maneira mais simples de chegar até o cliente foi por meio do WhatsApp.
Mas, afinal, é possível vender pelo WhatsApp? O aplicativo permite ações promocionais em sua rede? Como funcionam as diretrizes? Essas e outras perguntas serão respondidas neste post. Nele, você saberá o que é possível e restrito de fazer em relação a vendas pelo WhatsApp, além de informações para não atuar contra as diretrizes do aplicativo. Confira!
Quais as diretrizes da empresa para Vendas pelo WhatsApp?
Atualmente, o WhatsApp não permite que ações promocionais sejam feitas na plataforma. No entanto, um dos grandes diferenciais do aplicativo sempre foi não conter anúncios, pois impossibilita que empresas façam propagandas por mensagem sem permissão ou enviem spams. O objetivo até aqui é proporcionar a melhor experiência para os usuários da rede.
Mas aos poucos, o WhatsApp oferece funcionalidades para empresas. O WhatsApp Business e o WhatsApp Business API, por exemplo, permitiram que outras marcas começassem atender e gerenciar o relacionamento com clientes através da plataforma, mas sempre restringiu vendas e ações promocionais.
Apesar de não ser possível vender produtos de forma direta, as empresas podem vender pelo WhatsApp de maneira receptiva. Ou seja, é possível atender a demanda, seja mostrando um produto ou tirando dúvidas, mas não oferecer produtos e serviços de forma intrusiva.
O que fazer no WhatsApp para apoiar meu negócio?
Neste tópico, você entenderá mais a fundo três estratégias responsivas frente às diretrizes da plataforma fundamentais para fazer WhatsApp Marketing.
Fidelização de clientes
A primeira delas é trabalhar com a fidelização de clientes. Ou seja, incentivar consumidores que já realizaram negócios com a empresa a desenvolver preferência pela marca. Trabalhar com uma estratégia eficaz pode gerar novos negócios e tornar esses clientes em vendas recorrentes.
Fidelizar os clientes é uma das metas mais importantes para as empresas, já que clientes fidelizados costumam ser responsáveis por grande parte da renda do negócio. Além disso, trazem maior previsibilidade de receita e exigem menos recursos financeiros do que conquistar novos clientes.
Através do WhatsApp, é possível colaborar com a fidelização ao manter um fluxo de comunicação constante e trabalhar na rede como um canal de suporte e relacionamento com o cliente.
Prospecção de clientes
Outra estratégia muito relevante para quem trabalha com WhatsApp é buscar a prospecção de clientes. Isto é, a partir de uma base de leads, trabalhar para qualificá-los através do relacionamento e da comunicação.
Mas é importante tomar cuidado para não ferir as diretrizes da plataforma: você só pode contatar seus leads se eles derem consentimento e o contato não for de caráter promocional.
Atendimento ao cliente
Já não é segredo que o atendimento via WhatsApp é muito vantajoso para as empresas. Grandes marcas já utilizam a plataforma para realizar o atendimento a seus clientes e tiveram bons resultados.
Para um atendimento eficiente e rápido é importante o uso do WhatsApp Business API. A solução permite que estabelecimento se comunique com diversos clientes ao mesmo tempo. Além disso, ainda é possível integrar com sistemas como: CRMs, ERPs e ferramentas de atendimento.
No entanto, é importante ressaltar que empresas que atendem no máximo dois clientes por vez não precisa de uma solução tão robusta. Nesse caso, podem utilizar o WhatsApp Business que além de ser gratuito e estar disponível para Android e IOS, também pode ser utilizado no celular.
WhatsApp Business e WhatsApp Business API: entenda a diferença entre os dois e suas principais funcionalidades
O WhatsApp Business API foi criado para auxiliar médias e grandes empresas a atuar de forma mais ampla na rede. Essas organizações contam com uma base maior de clientes e precisam fazer vários contatos ao mesmo tempo. É nesse momento que um chatbot é essencial para automatizar o processo, mas sem perder o conteúdo humano da mensagem.
Esse recurso é extremamente vantajoso para as empresas que almejam expandir sua atuação no WhatsApp e gerenciar contatos com maior eficiência..
No WhatsApp Business API é possível enviar notificações automáticas para os usuários com informações referentes à empresa, como atualizações em produtos e serviços. Reforçando assim o bom atendimento e fidelização de clientes.
As principais atividades que o WhatsApp Business API permite a seus contratantes são:
- Gerar engajamento com os usuários;
- Divulgar novidades, atualizações e comunicados referentes à marca e seus produtos/serviços;
- Acompanhar relatórios de suas conversas com os clientes;
- Cadastrar clientes de forma automática, via chatbot;
- Prospectar clientes;
- Estabelecer um relacionamento mais profundo com seus leads;
- Registrar informações fornecidas pelo cliente.
Enfim, há um grande leque de oportunidades que você pode explorar com a API do WhatsApp, podendo aplicar as estratégias citadas no tópico anterior para obter ótimos resultados!