Vendas pelo WhatsApp: Dicas para fazer a abordagem certa

Vendas pelo WhatsApp: Dicas para fazer a abordagem certa

Thiago Gaia

As vendas pelo WhatsApp surgem como uma alternativa estratégica com a evolução do mercado e do modo de compra dos consumidores. 

Assim como ferramentas que não seriam tão usuais em processos comerciais e que tem se tornado importantíssimas aliadas do resultado de vendas de muitas empresas e profissionais autônomos.

Como, por exemplo: marketplaces , redes sociais e venda de produtos no Instagram e Facebook .

Além disso, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiro s , estando entre os principais canais de impulsionamento de vendas.

Sem falar que 40% dos empresários já adotaram o app para fins comerciais – uma parcela considerável quando se fala em comércio eletrônico.

Mas o WhatsApp não é só para eu mandar figurinhas de bom dia no grupo da família? Como vou passar confiança para o meu cliente?

Calma, o foco principal desse artigo é mostrar as oportunidades, desafios, cuidados e a construção de uma abordagem perfeita para o seu processo comercial utilizando do “zap zap” (sic). 

E, para isso, vamos dividir o processo comercial em dois: outbound (B2B) e inbound (B2B e B2C).

Como usar o WhatsApp na prospecção ativa [B2B]

Não vamos falar muito de contato B2C , pois é uma abordagem muito delicada para trabalhar vendas pelo WhatsApp.

Primeiro, porque é complicado  construir essa base de contato e segundo porque pode gerar alguns desconfortos com o lead : “ Quem te passou meu celular? Me tire dessa lista agora!

Portanto, aqui o foco será mais para vendas pelo WhatsApp para empresas ( B2B ) – por enquanto.

Antes de começar a mandar mensagens para o celular de alguém ou número corporativo de alguma empresa, entenda muito bem quem é o seu público-alvo.

Isso será determinante para construção da sua abordagem (seja ela informal ou formal).

Assim, faça uma boa pesquisa antes (site da empresa, página do Facebook, LinkedIn dos diretores, contatos em comum).

Isso vai facilitar e muito sua abordagem inicial e gerar mais abertura para que a pessoa te ouça ou te direcione internamente.

Lembre-se: em uma abordagem outbound a pessoa não estará esperando falar com você, então contextualize muito bem o porquê desse contato.

De preferência, siga essa linha de raciocínio:

  1. Apresentação pessoal
  2. Como chegou até essa empresa ou contato 
  3. Qual a intenção do seu contato. 

Exemplos de frases de abordagem de venda pelo WhatsApp:

 A conversa pode se manter pelo WhatsApp mesmo ou, logo que a pessoa te responder, pergunte “ Posso te ligar?” 

Se quiser ser mais ousado, ligue logo que tiver uma primeira resposta: “ Alô, aqui é o Augusto, que estava falando contigo pelo WhatsApp agora…” 

É por isso que entender o perfil do seu público (como dissemos antes) é tão importante: é o que vai te ajudar sobre qual decisão tomar nessa hora. 

A continuação de todo o processo comercial pelo WhatsApp também pode depender desse perfil e da abertura que o contato te der.

Porém, questões mais específicas precisarão de um foco e clareza muito maior (como no caso de contratos, pagamentos, condições, etc). 

Materiais de apoio

Conforme a conversa fluir, materiais de apoio podem ser necessários.

Pense que seu processo de convencimento precisa ser rápido e eficaz nesse momento, o contato precisa entender rapidamente o porquê do seu contato.

Dessa forma, você vai construir uma relação de confiança com o seu potencial cliente. 

Ter um vídeo curto explicando sobre o produto/serviço – ou uma apresentação pronta – pode fazer toda diferença para que o contato sinta interesse em continuar negociando contigo ou não.

Áudios somente se o contato te der abertura para isso (ou seja, ele enviar primeiro). Afinal, nem todo mundo gosta de receber áudios. 

Portanto, evite criar esse clima com o seu possível cliente e, caso tenha essa abertura, mande áudios mais objetivos possíveis – é um áudio, não um podcast.

Como usar o WhatsApp no inbound [B2B e B2C]

Diferente do outbound , aqui já conseguimos trabalhar o processo tanto para empresas quanto para o consumidor final também.

Até porque, queira ou não, foi a pessoa que pediu seu contato, portanto você já tem uma abertura e tanto.

De qualquer forma conhecer o perfil do seu público também é necessário aqui, pois não é porque uma pessoa pediu seu contato que você vai abordá-la: “ E aí meu chapa, tudo beleza?

Aquela estrutura de abordagem que vimos na estratégia anterior pode se manter, com uma pequena alteração: 

  1. Apresentação pessoal
  2. Relembrar como esse contato chegou até você
  3. Qual é a intenção do seu contato ou o que a pessoa viu no seu produto/serviço que pode ajudá-la.

Exemplos de script de vendas pelo WhatsApp no inbound:

A conversa também pode seguir pelo WhatsApp, conforme o contato for dando mais abertura.

No entanto, sempre saiba dosar os momentos da negociação .

Afinal, podem existir dúvidas ou pontos que serão melhor tratados via telefone .

Ou, caso o contato dê abertura, pode ser via áudio também. 

Materiais de apoio

Assim como no outbound , vídeos e apresentações podem ajudar no engajamento do possível cliente.

No inbound também podemos trabalhar a nutrição com conteúdos específicos ao seu produto/serviço (artigos de blog, e-books, webinars, etc).

O melhor é que o cliente recebe tudo isso na palma da mão, tendo uma rápida interação de dúvidas contigo.

Mas muito cuidado: enviar muitos conteúdos pelo WhatsApp pode irritar seu cliente.

Por isso, tente equilibrar as interações: um pouco pelo WhatsApp, um pouco por e-mail e vai medindo o retorno de tudo isso.

Dicas para fazer vendas pelo WhatsApp 

Agora que já vimos alguns cuidados em como abordar um cliente pelo WhatsApp e alguns scripts de vendas pelo WhatsApp, vamos ver algumas dicas estratégicas para usar essa rede social nas vendas.

#1 – Use o WhatsApp Business

Utilizando o WhatsApp Business, você tem algumas facilidades e oportunidades. Como, por exemplo:

Informações empresariais

Ao utilizar o WhatsApp Business, você pode fazer a descrição do seu produto ou serviço, acompanhada por imagens.

Com essas informações acessíveis, além de passar maior credibilidade os seus potenciais clientes, seus compradores já podem tirar algumas dúvidas simples só de acessar seu perfil.

Portanto, aproveite para informar – em seu perfil – dados como:

Outra funcionalidade bacana que você pode aproveitar ao fazer vendas pelo WhatsApp Business é indicar se sua empresa foi verificada

Com isso, você aumenta sua credibilidade e idoneidade aos olhos do cliente.

Etiquetas

Uma funcionalidade muito útil em estratégias de vendas pelo WhatsApp é usar as etiquetas. 

Elas são ideais para organizar os contatos e as conversas, fazendo uma classificação e mantendo tudo em ordem.

Acompanhamento da estratégia

Uma parte bacana de fazer vendas pelo WhatsApp Business é que ele oferece acesso a algumas métricas.

Como, por exemplo, número de mensagens entregues, quantidade de mensagens abertas e volume de mensagens lidas.

Com isso, você pode mensurar suas ações com KPIs específicos e analisar os resultados.

Além de conseguir fazer uma relação entre o número de mensagens e a conversão. Ou seja, depois de quantas mensagens seu lead converte em uma venda.

#2 – Aproveite as facilidades do WhatsApp Pay

As vendas pelo WhatsApp se tornaram ainda mais fáceis com a funcionalidade WhatsApp Pay.

Atualmente, o recurso permite efetuar pagamentos com cartões de crédito nas bandeiras Visa e Mastercard e débito nos bancos Nubank , Banco do Brasil e Sicredi .

O mais legal é que os serviços de transferência e pagamento não geram taxas para os consumidores e não tem limite de pagamentos para vendas de produtos ou serviços feitos pelo WhatsApp Business.

Como usar o WhatsApp Pay

Importante: é preciso aceitar o pagamento no prazo de 2 dias úteis. Caso o usuário não faça o pagamento, este retorna ao remetente.

Para receber os pagamentos pelo WhatsApp Business, o usuário precisa criar uma conta Cielo ou conectar uma conta ativa da empresa.

#3 – Cuidados com a abordagem de vendas no WhatsApp

Alguns cuidados são fundamentais ao fazer vendas pelo WhatsApp, confira os principais entre eles:

Claro que pode haver exceções, mas não crie uma dependência pelo aplicativo.

É muito comum que pessoas com dificuldade em fazer uma abordagem/negociação por telefone utilizem mais o WhatsApp, para não se incomodar. 

Porém, ela não vai se desenvolver dessa forma. Cobre equilíbrio do seu time ou de você mesmo(a).

Prós e contras de fazer vendas pelo WhatsApp

Vimos que, quando conduzidas do jeito certo, as vendas pelo WhatsApp são muito promissoras. 

Mas como qualquer estratégia, elas possuem seus prós e contras.

Prós

Contras

Além disso, por criar uma proximidade com o contato, o cliente sempre vai voltar para você pelo WhatsApp quando houver algum problema ou pode te chamar fora do horário de trabalho.

Por isso evite usar o seu número pessoal.

Conclusão

Trazer novas ferramentas para o seu processo comercial faz todo o sentido, afinal é o que vai te tornar mais adaptável às situações inesperadas. 

Nesse sentido, as vendas pelo WhatsApp são excelentes aliadas.

Mas não pode ser uma dependência, visto que nem todo cliente tem ou terá perfil para negociar contigo por essa ferramenta. 

Portanto, saiba equilibrar todas as ferramentas que você tem à disposição e use-as a seu favor.

Com certeza você sempre estará um passo à frente da concorrência se souber a melhor forma de utilizar essas estratégias para realizar vendas pelo WhatsApp.

Boas vendas!

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