Como enviar cobranças e vender pelo WhatsApp

Como enviar cobranças e vender pelo WhatsApp

Thiago Gaia

Vender pelo WhatsApp tem muitos benefícios para o seu negócio: acesso direto ao cliente, atendimento personalizado e até mesmo fechar a venda e enviar a cobrança ali na conversa mesmo

As pessoas usam o WhatsApp para se comunicar com família e amigos, mas também como um canal de atendimento para empresas: marcar consulta no médico, pedir delivery de comida, buscar informações sobre cursos e produtos. Tudo pelo seu WhatsApp.

Veja só o que é preciso para começar a vender pelo WhatsApp, aumentar seu faturamento e construir um relacionamento mais próximo com seus clientes.

O que é preciso para vender pelo WhatsApp

Para manter as coisas em um nível profissional, é melhor usar um número comercial e ativar um perfil de negócios no WhatsApp Business.

Assim como um consultor financeiro diria que, para ter controle das suas finanças, o ideal é manter separado o que é seu e o que é da empresa. No WhatsApp, também é uma ótima prática ter um número pessoal e outro para o seu negócio.

Muitos clientes vão para o WhatsApp em busca de um atendimento rápido, então se ele te manda mensagem de noite e vê seu status como online, ele vai querer uma resposta na mesma hora.

Com um número profissional é possível programar mensagens para quando estiver fora do horário de atendimento, o que acalma o cliente para esperar uma resposta assim que for possível ou cria um hábito para que ele entre em contato somente em um horário predeterminado.

Como ativar o perfil de negócios no WhatsApp Business

É rapidinho para organizar tudo e começar a vender mais pelo WhatsApp:

1- Baixe o aplicativo WhatsApp Business (disponível para Android e iOS);
2 – Complete o cadastro inicial;
3 – Adicione informações sobre sua empresa em Configurações > Configurações da empresa. Inclua dados relevantes do seu negócio como horário de funcionamento, descrição e localização;
4 – Programe mensagens de saudação, respostas rápidas e respostas automatizadas de ausência;
5 – Também é possível usar etiquetas do app para categorizar os clientes e organizar melhor as conversas.

Faça marketing no WhatsApp sem virar SPAM

Um bom hábito é pedir que seus clientes adicionem o seu número à lista de contatos deles, logo no início da conversa. Dessa forma, seu número não será considerado SPAM e, consequentemente, bloqueado. É recomendável que você também salve o número deles nos seus contatos. 

O relacionamento com o seu cliente precisa ser pensado de forma estratégica. É importante sempre manter um excelente atendimento, sem sufocar seus clientes com ofertas e promoções.

A lógica da venda pelo WhatsApp não é muito diferente de outros canais digitais, mas ele com certeza conta com a vantagem da proximidade de diálogo e isso sempre pode ser usado a favor na decisão da compra. Por isso, é fundamental evitar o bombardeio de comunicação, para que seus clientes e prospects não se cansem da sua marca.

Como vender com sucesso pelo WhatsApp

Ao contrário de outras mídias como Facebook e Instagram, nas quais as pessoas estão acostumadas a ver as propagandas entre o conteúdo de amigos e páginas curtidas, o WhatsApp é mais intimista e ninguém gosta de receber coisas que não pediu.

O app funciona mais como um simples canal de comunicação para fechar vendas e estreitar o relacionamento com o cliente, ou seja, não é seu feed de redes sociais. Bom senso é a palavra mágica!

Inclua um link para o seu WhatsApp em seu site, redes sociais e cartão de visitas para que seus clientes venham até você. Nunca entre em contato direto pelo WhatsApp com alguém que não conhece sua empresa ou que não autorizou esse contato, isso desgasta sua marca.

Ações de marketing para vender pelo WhatsApp

Depois que já foi feita aquela primeira conversa e seus clientes sabem que sua empresa usa o WhatsApp para comunicação e vendas, você pode começar a planejar algumas ações promocionais:

Como enviar cobranças pelo WhatsApp

Se a venda for fechada por uma conversa no WhatsApp, não perca clientes pedindo que ele vá até o seu site ou loja virtual para então fazer o pagamento pelo serviço. Muita gente acaba esquecendo ou desistindo da compra justamente nessa hora.

A solução é enviar a cobrança diretamente para o WhatsApp do cliente! Com um link de pagamento que redireciona ele para o carrinho (checkout) na mesma hora. Isso agiliza muito a venda porque impede que ele se perca no seu site ou desista por achar que vai demorar muito para completar a compra. Você pode fazer isso pelo Nuzap enviando o link do PIX para seu cliente; sem intermediários.

Agora é só aproveitar e fazer muitas vendas!

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